Vamos aproveitar mais o espaço exterior da nossa casa?
No post anterior falei-vos da importância de olharmos para a nossa casa e identificarmos o que pode/deve ser alterado de forma a proporcionar mais bem-estar, harmonia e felicidade a todos os que nela habitam.
A Terapia da Casa LEROY MERLIN!
Uma casa saudável e harmoniosa é fundamental para conseguirmos deixar os problemas do lado de fora e nos sentirmos protegidos, confortáveis e felizes.
Quando falamos de “casa”, para além do seu interior, temos de ter em conta também todos os espaços exteriores, aos quais muitas vezes não damos a devida atenção, o pode ser um desperdício!
Independente do seu tamanho, todos os espaços de exterior podem ser uma oportunidade para criar mais uma zona relaxante, como uma extensão da própria casa.
Seja no jardim, num terraço, ou até numa pequena varanda. Tudo pode e deve ser aproveitado ao máximo.
Quantas vezes passamos por prédios cheios de varandas sem vida e desaproveitadas?
Muitas vezes nem nos lembramos da sua existência e poderia ser uma oportunidade de um pequeno contato com a natureza em plena cidade.
Quando olhamos para essas janelas com que sensação ficamos do seu interior? Eu imagino uma casa fechada, sem luz… claro que é apenas uma sensação, mas a verdade é que o exterior também pode ser a primeira impressão da nossa casa e deve ser cuidado com a mesma atenção que o seu interior.
Também há o caso daqueles jardins nas traseiras das casas, enormes e cheios de potencial, mas que infelizmente são desperdiçados. De que vale ter um espaço enorme sem dedicação?
Se tem a sorte de ter um espaço exterior, mesmo que pequeno, que tal transformá-lo no seu oásis pessoal?
Ficam algumas dicas para os espaços exteriores:
Ambiente verde:
Sempre que possível opte por plantas e flores verdadeiras porque para além da função regeneradora do ar, o próprio aroma nos remete para a natureza, transmitindo calma e tranquilidade.
Quando não for viável, as plantas e flores artificiais podem ser uma boa alternativa, nomeadamente, para quem não consegue/pode tratá-las devidamente. Visualmente conseguem dar quase o mesmo efeito das verdadeiras, trazendo um pouco da natureza para dentro do nosso espaço. Este é o exemplo da parede vertical que está na imagem.
Privacidade
As palhinhas de bambu, ou até mesmo plantas altas, são uma ótima opção para uma parede, grades, varandas, pátios ou jardins que estejam rodeados de vizinhos ou que tenham uma vista menos apelativa.
Para além de aumentar a privacidade são elementos de cor e da natureza que também transmitem sensação de relaxamento.
Ter apenas atenção à altura, para que não fiquem demasiado altas, o que pode tornar-se algo sufocante e retirar a tão preciosa luz natural.
Conforto:
Organização:
A forma como organizamos os espaços é muito importante para o nosso bem-estar. Num jardim ou pátio deve separar bem as zonas pela sua funcionalidade, como por exemplo: a zona das refeições, um cantinho de leitura, zona de estar e de convívio, piscina, etc…
Chão:
Existem muitos elementos que nos dão a sensação de conforto, seja nas cores, nos objetos escolhidos ou até mesmo o chão!
O chão é a nossa base de segurança e, por isso, deve ser estável, sem buracos nem desníveis. Os estrados de madeira são uma solução, pois além de nivelarem o chão, facilitam o escoamento das águas e, visualmente, dão uma sensação de conforto e segurança.
Decoração:
A decoração é o toque final que torna o espaço mais convidativo para momentos de descontração.
As cadeiras, espreguiçadeiras, sofás, almofadas, pufes, os chapéus de sol, mesas etc… são alguns dos objetos que tornam o espaço mais confortável e funcional. Na LEROY MERLIN encontra muitas opções giras e resistentes, próprias para estes espaços.
Aproveite o verão para abrir as portas e criar o seu próprio oásis!