Fiz um candeeiro de cimento!
Sabe qual o seu significado?!
E como podemos iluminar a casa de forma equilibrada?
A luz é um dos elementos essenciais para dar conforto à casa.
Segundo o Feng Shui, a luz, seja natural ou artificial, é um grande ativador de boas energias através do seu elemento “fogo”, que é vivo e ativo e que nos transmite conforto e aconchego.
Mas como iluminar a casa de forma adequada e equilibrada?
Começamos por ter em consideração alguns pontos:
- Tamanho do espaço;
- Tipo de decoração;
- A função de cada espaço;
- A localização da casa, (com mais ou menos luz natural);
- A personalidade das pessoas que lá vivem e a maneira como vivem a casa;
- entre outros…
Com base nestes pontos vamos optar por:
- Uma iluminação com mais ou menos intensidade – Por exemplo, se no quarto o tipo de luz deve ser aconchegante,para transmitir calma e harmonia, ter menos intensidade é o ideal. Já no escritório a iluminação deve ser mais intensa, por forma a despertar a atenção e incentivar a concentração e criatividade. Se o tipo de decoração for com cores escuras, o espaço pequeno e não tiver muita luz natural, uma iluminação com mais intensidade será necessáriae fará toda a diferença.
- A quantidade de luz e forma de expor no espaço – Um espaço grande, naturalmente, exige uma maior quantidade de iluminação do que um espaço mais pequeno, no entanto, se em termos de decoração utilizar cores claras e tiver luz natural, poderá compensar, tendo apenas alguns pontos de luz espalhados no espaço. Poderão ser candeeiros de chão, com pé alto, ou candeeiros de mesa, pequenos focos ou candeeiros de teto.
- A escolha do suporte tendo em consideração o seu tipo de material – Sim, porque segundo o Feng Shui, cada material tem o seu significado que influencia o equilíbrio do espaço e define uma casa. Deve-se conjugar os seus 5 elementos de uma forma saudável, sem muitos excessos e sem ausências. (fogo, água, madeira, terra e metal).
- Um candeeiro de metal, umelemento que simboliza organização,
- Um de vidro remete-nos ao elemento água de transparência,
- Os de porcelana e cerâmica associados à terra, que simboliza segurança.
O cimento vem da Terra que é um elemento regenerador e transmutador. Numa casa, ela oferece estabilidade, segurança e força interior aos que nela vivem fazendo com que se sintam protegidos e bem direcionados na vida. Os vasos de plantas, flores, jardins e todos os tipos de cristais são os melhores representantes desse elemento numa casa. Agora tenho o meu candeeiro de cimento no atelier 😉
Veja como fazer um candeeiro de cimento DIY
Dicas Terapia da Casa:
- Prefira sempre luzes quentes! (mesmo na cozinha);
- Limpe com regularidade as lâmpadas e os abajures para não perder a intensidade;
- Utilize pontos de luz em vez de iluminação central (de teto);
- Escolha o tipo de iluminação específico para cada divisão da casa.
Veja o passo a passo aqui: